Minha Cor
- 20 de março de 2019
- Arquitetura Residencial, Interior Residencial, Mostras, Projetos
- 0 comentários
- Athannan Borges
Por acaso você é o tipo de pessoa que tem a SUA COR? Aquela que você é tão apegado que dá vontade de se pintar inteiro dela! Hahahaha! Vamos deixar de exageros e conversar um pouco sobre decoração monocromática, uma ideia que pode transformar a experiência nos ambientes.
A gente sabe que as cores podem provocar sensações diferentes, por isso o conceito de decoração unicolor exige muito cuidado e ousadia. Vamos começar desmistificando que ambientes monocromáticos são sem graça, chapados e cansativos, ok? Uma cor base, nuances diferentes e texturas variadas. Esse é o segredo para uma decoração monocromática incrível. Por mais que pareça contraditório, para criar uma composição unicolor, não necessariamente você vai usar apenas uma cor em todo ambiente. É uma questão de equilíbrio, e saber usar o monocromo a favor da sua decoração. Quer ver?
Neste lavabo cheio de personalidade do apartamento do Janio e da Dani, a cor base é o vermelho, sem variações de tom. Mas a louça e esquadria branca quebram o monocromo dando uma “folga” aos olhos. Sem contar que a textura do papel de parede torna o lavabo mais interessante agregando muita originalidade.
Além de mesclar itens de outra cor com a sua cor base, você pode misturar texturas. Isso evita que o ambiente fique monótono e garante o charme da composição, assim como nesse Estar com Leitura produzido para a Decora Líder. Outra especificidade desse ambiente, é que a predominância do rosa queimado não traz só elegância e aconchego, mas também ajuda a destacar os mobiliários que fogem desse monocromo. É uma dica muito boa caso tenha um móvel especial e queira dar evidência a ele.
Se seu caso é de ambientes estreitos ou pequenos, preferir pela decoração monocromática pode te ajudar a ampliar esse espaço, principalmente se investir em paredes unicolor. Dá uma olhada em como o cantinho da nossa Cozinheta parece maior do que realmente é! Além disso, esse ambiente é um bom exemplo de mistura de tons. O amarelo da pintura escurece até o marrom do piso de madeira, e a grande contribuição se deve ao perfil metálico das prateleiras que refletem a cor das paredes e cria uma unidade bem legal.
Viu como os ambientes monocromático não são nada cansativos? É só tomar uma dose de criatividade com duas gostas de ousadia, e pronto! O efeito visual de harmonia garante muito aconchego. E ainda tem a chance de deixar sua personalidade na decoração usando sua cor preferida.
E se você apaixonou por essa ideia, mas ainda tem insegurança de ousar sozinho, que tal entrar em contato com a ISA.B. para que a gente planeje juntos seu ambiente monocromático? Deixa com a gente!